Será que é importante sua marca ter um blog ou você enxerga isso apenas como uma moda que vai passar?

A forma de fazer marketing mudou bastante nos últimos anos (aliás, está em constante evolução!), por isso, é importante estar por dentro do que está acontecendo a cada momento, ainda mais para transmitir aos seus clientes que sua marca está por dentro do que acontece mundo afora.

Hoje em dia praticamente todas as marcas estão presentes na internet em algumas (ou todas) as redes sociais e até mesmo mantendo blogs. Mas o que um blog de uma marca pode oferecer para o público?

Embora seja como uma vitrine para seus produtos ou serviços, ele não pode ser enxergado apenas dessa forma, pois ela é um pouco limitante.

Um blog também serve para você transmitir conhecimento, entretenimento, curiosidades e informações que englobam todo o universo da sua marca e vão ajudar a educar seu cliente.

Quer um exemplo?

Se você tem uma loja de roupas, seu blog não deve ter posts apenas mostrando as peças; essa função fica para o catálogo.

O blog pode – e deve – mostrar suas peças, mas agregando um conteúdo que adicione mais valor ao que você vende. Ou seja: dentre os temas que você pode escrever estão dicas de moda, as últimas tendências que estão sendo usadas por celebridades, alguns looks montados com os produtos que você vende e outras dicas e assuntos que fazem parte do universo do seu cliente.

Por isso também é importante conhecer bem o perfil de cliente que compra na sua loja: do que eles gostam? Qual o estilo deles? O que eles gostam de fazer no tempo livre? Qual o poder aquisitivo dos compradores da sua loja? Tudo isso ajuda a refinar o conteúdo que você vai oferecer, fazendo seu público se identificar mais com sua marca e atrair os  consumidores certos!

Mas qual a real importância de ter um blog? Ele é muito mais do que um local para entreter seus clientes, ele é uma poderosa ferramenta de marketing para aumentar suas vendas!

Com ele, você constrói sua autoridade como marca, mostra para o cliente que você sabe do que está falando e conhece o produto que vende, alcança consumidores em potencial que não teria acesso de outro modo, melhora seu posicionamento na busca do Google e, consequentemente, aumenta as visitas no seu site ou loja virtual.

É um recurso relativamente barato e que tem um poder de propagação enorme quando comparado com outras formas de publicidade.

Saiba que os resultados não aparecem de uma hora para outra, mas se você deseja construir uma comunicação com bases sólidas para a sua marca, ter um blog é uma ótima maneira de começar!